CONCEITO
 

Quanto mais se praticar as técnicas apresentadas no Programa de Leitura Avançada, a mente pode reconhecer palavras escritas como imagens, transformá-los em segmentos mais curtos de tempo.

A capacidade da mente humana é de reconhecer até 3 000 imagens por minuto.

Antes da utilização dos computadores, havia uma máquina chamada taquistoscópio , com o qual poderia apresentar uma série de imagens em uma fração de tempo inferior a um segundo. As primeiras versões da máquina foi desenvolvida  por um cientista alemão chamado AW Volkmann.

O taquistoscópio foi amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para treinar pilotos de caça no reconhecimento precoce de aeronaves inimigas. Durante este treinamento, foi descoberto que havia pessoas que eram capazes de distinguir essas imagens com as projeções de apenas 1 / 500 de segundo, o que trouxe implicações imediatas para o campo da leitura.

 Utilizando a mesma metodologia para a formação de pilotos de caça, ele logo descobriu que eles poderiam projetar-se e reconhecer até 4 palavras em períodos simultâneos de 1 / 500 de segundo.

No início dos anos 50, quando uma professora americana, Evelyn Wood, através de técnicas adaptadas ao taquistoscópio ,desenvolveu um  dispositivo portátil que permite aumentar a velocidade de leitura.

Tendo em conta a necessidade da melhora na leitura, com a colaboração de um grupo de psicólogos e pedagogos, desenvolvemos este programa de forma autodidata para aumentar a velocidade de leitura de crianças, jovens , pessoas da terceira idade, executivos, todos que necessitam da leitura. Com a adição de um sistema de monitoramento e  garantir o progresso, o aluno aprende as diversas técnicas de leitura rápida, que desperta o interesse pela leitura e facilita o estudo. Devido à sua ênfase na leitura, muitos exercícios são para desenvolver diferentes habilidades  visuais , velocidade de pensamento e de interpretação.